terça-feira, janeiro 13, 2009

Macumba

[by Wikipédia]

A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.

O conceito da macumba está tão arraigado na cultura popular brasileira, que são comuns expressões como "xô macumba" e "chuta que é macumba" para demonstrar desagrado com a má sorte. As superstições nesse sentido são tão grandes, que até mesmo para a Copa do Mundo foram criados sites para espantar o azar.

Popularmente, a palavra macumba é utilizada para designar genericamente os cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas edivindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, tais como os bantos, como o candomblé e a umbanda.

Entretanto, ainda que macumba seja confundida com o candomblé e a umbanda, os praticantes e seguidores dessas religiões recusam o uso da palavra para designá-las.

Outras acepções para o termo macumba são:


[Definitivamente não creio no poder dessas mandingas, até pq, como ateu, teria que crer no diabo também, e isso não tem nexo para mim...]

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Férias...deixando a vida me levar!


Blog também fica de férias. Atualmente, estou atualizando somente o Epifanias&Abstrações [Flanando] com mais constância. Nessas férias resolvi fixar residência em João Pessoa-PB e Olinda-PE e, apenas algumas e raras vezes, apareço em Campina Grande de quando em vez [as cidades são próximas uma da outra e ficam no máximo a 120 km de distância]. Quem quiser me ver só entrando em contato, antecipadamente. Resolvi me permitir a reflexão/curtição e deixar que o ar e brisa marinhos me sirvam de norteadores. Não quero saber mais de nada nesses dias. O PASSADO ficou em 2007, definitivamente [não, eu não errei e coloquei 2007 por acaso]! 2008 foi um ano de redefinições e 2009 será o ano das escaladas para plagas mais distantes. Movimento, movimento... deixando a vida me levar!